quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Paraiso perdido


A arvore da vida  
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:9

Qual e’ o papel da arvore da vida no plano de salvação, da redenção?

Nela se concentra o conhecimento do futuro, interdito aos mortais, nela se articula a fala universal, o dito profundo, o indizível, limitada no individuo, ela concentra o objeto do desejo e do saber, nela se expõem, ao sensível, a dor e o sofrimento, que se somam o bem, a beleza e a verdade, a alegria e a felicidade, na historia dos homens,  seus ganhos e perdas.

Expulsos, tentamos troca’-la, uma arvore por uma torre, de babel, uma obra que tenta ( re) unificar o disperso, busca atingir os céus, desafiar a decisão divina. Mas mais forte e’ o mando de Deus, que lançou a cizânia e a discórdia entre os homens, inimizados por diferenças e valores. Espalhados pela terra, reconstruímos, com ou sem acordo, novas cidades e destinos, ocupamos cada grão de plantio e floresta, cada nova rua e muralha. E muitos fomos, de guerra e paz, insatisfeitos com a perda original, injusto ato do senhor a adão e eva e a todos os seus descendentes, incapazes ainda hoje que somos de reunir o universal sentido.

Tem forma esta arvore da vida, seus frutos ainda guardados, desfeitos pelo chão, aguardam

Nenhum comentário: